• Saúde 12/03/18 | 07:54:59
  • Fisioterapia auxilia recuperação dos pacientes da UTI do Maicé
  • Intuito é que pacientes voltem a ter uma vida o mais próximo da normalida
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Ascom Maicé
  • Foto: Ascom Maicé

O Hospital Maicé possui duas alas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI): a São Miguel e a São Rafael que juntas possuem 20 leitos destinados aos pacientes que inspiram maiores cuidados por parte da equipe de atendimento.

Para auxiliar na recuperação, além dos cuidados médicos e das medicações, os pacientes também têm acesso a sessões de fisioterapia. De acordo com o fisioterapeuta com especialidade cardiorrespiratória, Juliano Mazzotti, o objetivo é promover a reabilitação. "O intuito é devolver as funções vitais, reduzir o tempo de permanência na UTI para que os pacientes saiam bem e voltem a ter uma vida o mais próximo da normalidade", enalteceu.

A fisioterapeuta com especialidade cardiorrespiratória e terapia intensiva, Silvana Prigol, destaca ainda que os atendimentos são personalizados. "São patologias diferentes em pessoas de idades diferentes. E cada uma delas recebe um foco de tratamento, visto que cada paciente é único", disse.

Acadêmicos

As UTIs contam também com a participação de estagiários de Medicina que contribuem com o trabalho e também adquirem o conhecimento inicial para a carreira. Maria Eduarda Maestri Casara e Lúcio Almeida Moraes são acadêmicos da 9ª fase do curso de Medicina da Unoesc de Joaçaba e estão adquirindo aprendizado dentro do Maicé. "Esse é o primeiro contato com a UTI. Estou gostando muito. Passamos os finais de semana aqui e pelo menos uma semana no estágio dentro da UTI", frisou a aluna.

Para Lúcio, esse contato é de extrema importância. "Esse é um ambiente muito mais complexo, visto que os pacientes possuem patologias muito mais graves. Isso acaba oferecendo um acesso maior ao entendimento, pois o contato é mais aprofundado com todos os setores, podendo oferecer um cuidado integral aos pacientes", completou .

https://youtu.be/9IhvWziQTgM

comentários