• Geral 10/07/18 | 10:06:00
  • Acúmulo de neve é registrado em SC pela pela primeira vez em 2018
  • Fenômeno ocorreu nas regiões mais altas da serra catarinense
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: G1/SC
  • Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi/São Joaquim Online

A madrugada e o amanhecer desta terça-feira (10) foram marcados pelo registro de neve nos pontos mais altos da Serra catarinense. Os primeiros flocos foram vistos em pelo menos cinco cidades. Esta é a primeira vez que neve com acumulado em Santa Catarina em 2018.

As condições de umidade e de temperatura favoreceram o aparecimento dos flocos de neve. O primeiro registro foi feito às 2h na Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller, e depois às 5h15 no Morro das Torres, em Urupema.

Outros relatos de neve foram em São Joaquim, no caminho para o Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, e na região de Vacas Gordas, em Urubici.

Segundo a Central NSC de Meteorologia, a tendência do clima para novas ocorrências do fenômeno segue até a metade do período da manhã.

TEMPO HOJE

A terça-feira amanheceu gelada em muitas cidades catarinenses, com destaque para a Serra. Fez 0°C no Morro das Torres, em Urupema, com sensação de 9°C NEGATIVOS por volta das 5h da manhã.

Em Urubici os termômetros marcaram 0,6°C no mesmo horário e em São Joaquim 1°C.

Ao longo da terça-feira as temperaturas sobem, mas pouco, e continuam trazendo um dia gelado. Máximas de 6°C na Serra, 12°C no Sul e 14°C no Planalto Norte.

As nuvens ainda aparecem bastante no período da manhã e até provocam chuva fraca em parte da Serra, Sul e Grande Florianópolis. No decorrer do dia o sol vai aparecendo, já que a massa de ar seco e frio vai avançando cada vez mais sobre Santa Catarina.

Importante lembrar que o ciclone que está em alto mar ainda provoca rajadas de vento em áreas entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. O mar fica bastante agitado nessa terça-feira, não se aconselhando navegação de pequenas e médias embarcações.

QUARTA DE TEMPO SECO E AMANHECER CONGELANTE

O tempo volta a ficar seco em Santa Catarina e a quarta-feira deve ser um dia de sol com poucas nuvens. Pela manhã podemos ter a presença de nevoeiros em algumas cidades.

A massa de ar frio vai estar sobre SC e as temperaturas ficam ainda mais baixas no amanhecer, previsão de -4°C nos pontos altos da Serra e 2°C no Oeste. No período da tarde, por conta do sol, as temperaturas ficam um pouco mais agradáveis.

Há chance de geada nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste, Serra e Planalto Norte. De forma mais isolada, também pode ser formar em pontos do Alto Vale do Itajaí e na região Serrana da Grande Florianópolis.

comentários