• Geral 13/07/17 | 14:34:37
  • Vereador pede retirada de lixo próximo ao Parque das Araucárias
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Ass. Imprensa Câmara Municipal de Caçador
  • Foto: Ass. Imprensa Câmara Municipal de Caçador

A retirada de um montante de lixo em frente ao Portão 2 do Parque das Araucárias, propiciando um destino adequado para o mesmo, foi pedido pelo Vereador Neri Vezaro nesta segunda-feira (3). Segundo ele, o problema vem se arrastando há algum tempo, gerando danos ao meio ambiente e uma má impressão àqueles que chegam ao Município via BR 153.

O Vereador ressalta que o problema se estende ao longo dos anos, especialmente porque muitas pessoas ainda não tem a prática de reciclagem. “Esta lixeira ficou instalada na Rua Gerard Fezer por um longo período e o que se via era o acúmulo exorbitante de lixo; posteriormente foi instalada próxima à sede da Uniarp, onde a realidade não foi diferente; logo, os próprios moradores transferiram-na para o Portão 2 do Parque, onde o problema continua persistindo. Infelizmente, muitas pessoas ainda não têm a prática de reciclar, o que gera todo este transtorno que estamos vendo”, destacou o autor da proposição. 

O assunto gerou debate entre os demais parlamentares da Casa. Moacir D’Agostini (DEM) apontou a necessidade de a empresa que faz a coleta de lixo no Município auxiliar o Poder Público em campanhas de conscientização, sugerindo dentre elas reuniões nas comunidades. De acordo com ele, em um período de médio e longo prazo os resultados positivos poderiam surtir efeitos.

Para Amarildo Tessaro (PSDB), a empresa que presta o serviço de coleta do lixo tem um caminhão específico para o reciclado, o qual roda a cidade todos os dias e encaminha o material para a COOCIMA, mesmo este serviço não constando na licitação. “Penso que a empresa está fazendo a parte dela, o que falta é a boa vontade das pessoas em separar o lixo”, disse.

Moacir solicitou a palavra novamente, afirmando que a empresa possui sua responsabilidade social e poderia auxiliar nas campanhas educativas.

O tema também foi abordado pela Vereadora Cleony Figur e pelo Presidente Rubiano Schmitz, ambos do PSD, os quais também enalteceram a importância de trabalhar a conscientização ambiental. “Precisamos ganhar as pessoas, conscientiza-las que, se produzirmos o lixo e não dermos o destino correto a ele, viveremos no mundo lixo”, disse Cléo.

Com relação ao transporte do lixo reciclado, Rubiano informou a empresa efetuou o serviço com um caminhão gratuitamente nos dois primeiros anos, mas que depois disso, com dois veículos para coleta, o serviço começou a ser cobrado.

comentários