• Geral 14/11/18 | 18:17:22
  • Caçador terá mercado público, nova feira do produtor, praça e calçadão
  • Os recursos são da Caixa Econômica Federal
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Rádio Caçanjurê/ Ass.Imp.Prefeitura de Caçador
  • Foto: Ass. Imp. Prefeitura de Caçador

Caçador vai contar, em breve, com um mercado público, uma nova feira do produtor rural, bem como um calçadão e uma praça, estes dois últimos no bairro Martello. As construções, que incluem ainda as reformas na antiga estação ferroviária e no barracão (armazém), que fica ao lado e uma passarela, ligando o Parque Central à avenida Aristiliano Ramos (ao lado da reira do produtor), serão viabilizadas com recursos da CAIXA, através do Programa Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA).

A assinatura do contrato, de R$ 5 milhões, foi realizada na manhã desta quarta-feira, 11, no auditório da Prefeitura de Caçador. Os projetos são de autoria do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUC).

"No mercado público, vamos abrir espaço para os pequenos e médios empreendedores comercializarem seus produtos. Já na antiga estação, teremos um amplo espaço para que nossos artistas, que não contam com um espaço, possam divulgar os seus talentos. Já no armazém, teremos uma grande parceria com entidades para que sejam realizados atividades e treinamentos nas áreas da gastronomia, cultura e turismo", destacou a presidente do IPPUC, Karina Pompermayer.

Além disso, Karina destacou que as melhorias na feira do produtor visam dar mais comodidade para as pessoas que comercializam seus produtos ali e para quem vai para comprar. "Iremos melhorar e ampliar o espaço coberto, instalar iluminação e dar segurança para aquele espaço. Conversamos com quem utiliza a feira e estas melhorias foram todas solicitações feitas por eles. Além disso, vamos interligar o Parque Central com a feira, tornando uma nova passagem de pedestres e mesmo das pessoas que querem fazer as suas compras", completou Karina.

Sobre as melhorias no bairro Martello, o prefeito Saulo Sperotto destacou que trata-se de mais um avanço para aquela região da cidade. "Queremos levar mais mobilidade para a região do "centrinho" do Martello, disponibilizando espaços de lazer e facilitando o acesso das pessoas", explicou.

Para o gerente da CAIXA de Caçador, Marcos Theotônio da Silva Junior, é uma satisfação muito grande para o banco poder fazer parte deste momento. "A Caixa é um parceiro estratégico do município. Somos entusiastas e estamos muito felizes em ser parceiros da Prefeitura de Caçador", destacou.

Marcos ainda revelou que esta é a terceira vez que é transferido para trabalhar em Caçador e que, mesmo que seja novamente para outro local, sua família vai continuar morando no município. "Quero fazer um reconhecimento para a Prefeitura pelo projeto do Parque Central, que é maravilhoso e um grande diferencial para as famílias. É muito bonito o que se vê em Caçador e, agora ainda mais com estes novos projetos", concluiu.

De acordo com cronograma apresentado pelo município, as obras estão previstas para serem executadas em 10 etapas mensais. Assim, o recurso será liberado em 10 parcelas mensais, correspondendo a uma etapa a cada mês, mediante comprovação da execução da etapa da obra. O financiamento terá carência de 24 meses, prevendo 96 meses de amortização.

Mais obras

Além destas obras, que devem iniciar em breve, a Prefeitura já está executando outras, com recursos próprios. "Até o final do ano vamos entregar o Quintal Social para a Vila Santa Catarina. Na Vila Santa Teresinha, as obras estão bem avançadas e, no Ulisses Guimarães, iniciaremos em breve. Lá, inclusive, teremos a construção também de um posto de Saúde. Nestes Quintais Sociais, teremos atividades de lazer, cultura, esporte e saúde e as comunidades poderão utilizar para arrecadar recursos, com seus eventos", ressaltou Karina.

Além isso, a revitalização da rua Domingos Sorgatto está em andamento, juntamente com o novo trevo de Rio das Antas. Aliás, todas as rótulas de entradas da cidade serão revitalizadas.

Na praça da Concórdia, uma pista de skate será construída. O processo licitatório para esta obra está em andamento.

A rua José Boiteux, histórica em Caçador, também será revitalizada, juntamente com a beira-rio da rua Irmão Guido Gabriel (rua da chaminé).

"São grandes e importantes obras dar mais mobilidade e fomentar a economia da nossa cidade. Tudo isso é para que possamos proporcionar mais qualidade de vida para os caçadorenses", finalizou o prefeito Saulo Sperotto.

comentários