• Geral 07/11/18 | 11:28:34
  • Vereadores sugerem instalação de “bueiros inteligentes”
  • Ideia consiste na colocação de cestos nos bueiros das vias
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Ass. Imp. Câmara Municipal de Caçador
  • Foto: Ass. Imp. Câmara Municipal de Caçador

Uma ideia que já vem dando certo em outros municípios foi sugerida ao Executivo pelos Vereadores caçadorenses Rubiano Schmitz, Marcio JF e Ricardo Barbosa durante a sessão ordinária desta terça-feira (6). Trata-se de "bueiros inteligentes", que consistem na instalação de cestos em bueiros das vias, inibindo que os resíduos sólidos tenham acesso às galerias, protegendo assim o meio ambiente e diminuindo os riscos de cheias.

Segundo os vereadores, esses cestos fariam a função de "filtros", deixando passar apenas a água que posteriormente chega ao rio, podendo ser retirados para limpeza e remanejamento dos resíduos sempre que necessário. Essa medida evitaria que o lixo chegasse aos rios, diminuindo consideravelmente os riscos ambientais.

"É uma medida simples, de pouco custo ao Executivo, mas que pode trazer um retorno muito positivo ao Município. Constantemente apresentamos indicações referentes às bocas de lobo e essa medida evitaria grandes transtornos", destaca Rubiano.

Segundo o Vereador Ricardo Barbosa, Caçador possui aproximadamente cinco mil bocas de lobo atualmente, e hoje há grande dificuldade em mantê-las limpas devido ao número reduzido de servidores e a dificuldade de atender a demanda por se tratar de trabalho manual. "Vemos como uma ideia interessante, especialmente porque observamos a quantidade de lixo desencadeado nos rios em épocas de enchentes e que poderiam ter outro destino", ressalta, destacando ainda que os cestos podem ser confeccionados pela própria secretaria de Infraestrutura, que tem o material e profissionais capacitado para criá-los.

comentários